O conceito de Mercúrio retrógrado é usado para se referir ao aparente movimento retrógrado do planeta Mercúrio do ponto de vista do planeta Terra. O termo também faz referência a crença pseudocientífica, principalmente no contexto da Astrologia, de que esse movimento traz diversas consequências negativas para certos acontecimentos enquanto esse movimento está ocorrendo.
Mesmo que não exista evidências concretas de que o movimento dos corpos celestes tem um impacto nas ações dos seres humanos, há na Astrologia a crença de que os movimentos retrógrados dos planetas acabam trazendo consequências negativas para eventos que ocorrem durante esse movimento. Em particular, Mercúrio é símbolo das comunicações, porque Mercúrio era o mensageiro dos deuses da Mitologia Romana. Por isso, os astrólogos alertam para esperar por mal-entendidos e dão dicas como não assinar contratos, por exemplo, durante esse ciclo.
Confira dicas para entender o signo de Peixes
Finalizando o ciclo do mutável Aquário, agora mergulharemos completamente em uma energia que representa com amor incondicional: a temporada de Peixes se iniciou e o mundo dos sentimentos está aflorando.
- É o terceiro signo do símbolo de água, regido pelo planeta Netuno, conhecido como o deus do oceano. É por causa disso que as emoções vão ser muito profundas, em sua máxima expressão.
- Peixes nos liga a uma sensibilidade do coletivo: proporcionando a possibilidade de dirigir nosso olhar para o outro com empatia e ver o que está ocorrendo ao redor.
- É uma energia de amor, porém também é bastante vulnerável. O que está de fora tem muito impacto, por isso é necessário procurar o equilíbrio.
- Peixes é ligado aos oceanos, à fantasia, aos ideais e é fundamental utilizar muito a intuição.
- Neste ciclo, Saturno e Netuno também vão estar em Peixes, daí a proposta de conscientização sobre o que ocorre ao nosso redor. Mantenha os pés no chão, se conecte com a realidade sem perder o amor no coração.