O Horóscopo Chinês foi criado com base na astrologia da China e é dividido em 12 signos simbolizados por animais. A diferença para o Horóscopo Ocidental ao qual estamos acostumados, os signos não são divididos pelos meses ao longo do ano, porém sim cada ano inteiro é regido por um animal, de acordo com o calendário chinês que também é um diferencial para o ocidental.
A história de como surgiu o Horóscopo Chinês é contada como uma lenda. De acordo com ela, Buda fez uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, mas apenas 12 desses animais compareceram e para recompensá-los, Buda nomeou cada animal a um grupo de indivíduos no horóscopo e a ordem foi desenvolvido de acordo a chegada dos animais à festa, assim foram criados os signos do Horóscopo Chinês. Por isso, no calendário chinês, a cada ano um dos 12 animais vai representar todos os nascidos dentre aquele período.
Confira todos os doze signos do zodíaco listados em ordem
O primeiro nome está escrito em mandarim, já o segundo símbolo é o caractere utilizado na astrologia para representar o signo animal.
鼠 子 Rato (ou Camundongo)
牛 丑 Boi (ou Búfalo)
虎 寅 Tigre
兔 卯 Coelho
龙 辰 Dragão
蛇 巳 Cobra (ou Serpente)
马 午 Cavalo
羊 未 Carneiro (ou Cabra, Ovelha, Bode)
猴 申 Macaco
鸡 鸡 Galo (ou Galinha)
狗 戌 Cachorro
猪 亥 Porco (ou Javali)
Na astrologia chinesa, cada personalidade está ligada a um signo animal que a simboliza. Normalmente as pessoas se equivocam ao achar que existem somente os animais singulares atribuídos por ano. A maioria das descrições ocidentais do Horóscopo Chinês e baseiam exclusivamente neste sistema. Porém, também há os signos animais atribuídos por mês e horas do dia.
Os signos animais conferidos anualmente simbolizam como os outros te veem ou como você se projeta. O ciclo completo com duração de 60 anos é uma junção dos 12 animais com os cinco elementos possíveis, que são variados de acordo com a personalidade do animal base (12 x 5 = 60).