Que Bill Gates é um homem a frente do seu tempo a gente já sabe, afinal, o bilionário é o responsável pela fundação da Microsoft, uma das maiores big tech do mundo. Contudo, será que o magnata consegue prever os próximos eventos do mundo?
Parece surpreendente, porém Bill Gates previu, ou no mínimo adivinhou, que a pandemia de Covid-19 iria ocorrer. Em 2015, o empresário revelou em uma entrevista ao portal de notícias France-Presse que o mundo precisava se preparar para uma pandemia mundial.
“Um agente patogênico mais difícil (do que o Ebola) pode aparecer, uma forma de gripe, de SARS ou algum tipo de vírus que não vimos antes”, disse Gates em seu discurso da conferência da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) que ocorreu em Berlim, na Alemanha. Ele também afirmou que o mundo estava “perigosamente despreparado” para a lidar com esse evento.
Agora, durante uma entrevista à CNBC, o criador da Microsoft revelou outra previsão. Gates afirmou que mesmo com os riscos da Covid-19 sendo “drasticamente reduzidos”, uma nova pandemia acontecerá.
“Uma nova pandemia em potencial provavelmente resultaria de um patógeno diferente do da família do coronavírus”, afirmou o bilionário, que ainda relatou que “os avanços na tecnologia médica devem ajudar o mundo a fazer um trabalho melhor em seu combate”.
O bilionário também fez críticas a velocidade no fornecimento de vacinas na atual conjuntura da pandemia de Covid-19. “O vírus fez um trabalho melhor em chegar à população mundial do que as vacinas”.
“Da próxima vez que tentarmos fazer isso, em vez de dois anos, devemos fazer mais seis meses”, afirmou. “O custo de estar pronto para a próxima pandemia não é tão grande. Não é como as mudanças climáticas. Se formos racionais, sim, da próxima vez pegaremos mais cedo.”
Reflexões de Bill Gates acerca da pandemia
Ao fim do ano de 2021, Bill Gates redigiu uma carta com alguns de seus pensamentos sobre futuro do planeta. A principal reflexão do bilionário é que a pandemia iria chegar ao fim em 2022. “Eu sou esperançoso que o fim está finalmente à vista. Pode ser tolice fazer outra previsão, mas acho que a fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022”. Ele ainda escreveu que neste ano ocorreria, de fato, a implementação do novo normal, com os profissionais voltando aos escritórios.