Se você é interessado e gosta do mundo do Tarot, com certeza já escutou fatos sobre Tarot Rider-Waite, um dos baralhos de Tarot mais famosos e populares de todos os tempos.
Porém você sabe as particularidades das cartas?
O Tarot de Rider-Waite são cartas de Tarot, que se tornou um dos mais usados em todo o mundo. Foi desenvolvido no ano de 1910 por Arthur Edward Waite, um místico conhecido que pesquisou e escreveu profundamente sobre temas relacionados ao mundo esotérico, como ocultismo, alquimia, simbolismo e espiritualidade.
Além do Tarot, outra criação importante de Waite é o livro The Key To The Tarot. Além de que, ele também fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada, uma sociedade secreta que se dedicava ao estudo das artes mágicas e esotéricas.
O tarot que foi intitulado de Rider-Waite, referencia o editor William Rider, que trabalhou em parceria com Waite. Mas, o baralho também é famoso como Waite-Smith Tarot; Rider-Waite-Smith ou com a sigla RWS, fazendo referência a Pamela Colman Smith, que criou os símbolos e ilustrações do baralho.
Estrutura do Tarot Rider-Waite
Assim como o jogo de cartas conhecido como Tarot de Marselha, o Tarot Rider-Waite possui 78 cartas. O diferencial se encontra no simbolismo que as cartas contêm. Isso pois Arthur Waite pensava que esse simbolismo era o segredo do verdadeiro Tarot, por causa disso que seu baralho tem ilustrações e símbolos em todas as cartas, diferente do de Marselha que só possui ilustrações nos arcanos maiores.
Outro diferencial do Tarot Rider-Waite é a troca dos arcanos maiores 8-A (A Justiça) e 11-A (A Força), que é contido em vários baralhos. Para Waite, A Justiça simboliza a verdade como um ponto de equilíbrio. Por causa disso, ele acredita que a carta A Justiça tem que estar na posição central dos 22 arcanos maiores (a 11ª). Por isso, A Força ocupa a 8ª posição e A Justiça a 11ª.