O filme Ainda Estou Aqui e a atriz Fernanda Torres, que representam o Brasil no Oscar 2025, provavelmente irão vencer nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, respectivamente.
Pelo menos de acordo com a revista especializada Entertainment Weekly, que publicou na terça-feira, 4 de fevereiro, as previsões para os resultados da premiação que ocorrerá no dia 2 de março.
Na publicação, a revista ressaltou que a disputa está aberta, porém revelou os motivos para que os brasileiros ganhem como favoritos.
Fernanda Torres tem como concorrentes na categoria de Melhor Atriz, as atrizes Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emília Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A substância).
Fatores que motivaram o favoritismo de Fernanda Torres
Entre as principais razões para apontar a brasileira como ganhadora, a Entertainment Weekly falou sobre as polêmicas recentes que envolvem Karla Sofía Gascón, que conforme a revista “desperdiçou seu potencial de maneira espetacular”.
A EW relembra que, depois da divulgação dos indicados, Gascón venceu como a primeira mulher trans a disputar o prêmio de atuação. Contudo, depois das polemicas, as coisas mudaram. O jogo da atriz virou quando em uma entrevista em que ela revela que alguns integrantes da equipe de Fernanda Torres estariam tentando boicotar a sua imagem e a do longa Emilia Pérez.
Após a repercussão negativa e das denúncias sobre a possível violação as regras do Oscar, a atriz espanhola afirmou que tudo foi um mal-entendido. Gascón emitiu uma nota para justificar que os comentários dela não eram para quem é “diretamente associados” a Torres, porém a “toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais.”
“Sou uma grande fã de Fernanda Torres e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. Em meus comentários recentes, estava me referindo à toxicidade e ao violento discurso de ódio nas redes sociais que, infelizmente, continuo a vivenciar,” revelou, “Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”