Para competir a estatueta do Oscar, os indicados na categoria de Melhor Trilha Sonora Original são: The Brutalist, Conclave, Emilia Pérez, Wicked e The Wild Robot. A trilha sonora de The Brutalist, feita por Daniel Blumberg é a favorita, devido as suas “camadas sonoras inquietantes”, porém, Volker Bertelmann pode garantir seu segundo Oscar consecutivo por Conclave, já Wicked também possui ótimas chances levar a estatueta por causa da sua grande popularidade.
Em The Brutalist, o longa VisaVision de Brady Corbet, que narra as dificuldades para construir um instituto na Pensilvânia depois da Segunda Guerra Mundial, com os indicados ao Oscar Adrien Brody e Guy Pearce, o diretor trabalhou junto ao compositor experimental Blumberg para produzir a segunda trilha sonora. Ele pensou na trilha como “camadas sonoras” traduzindo a estética do design brutalista. Usando o piano como instrumento central, Blumberg criou um sistema de preparações para alterar seu potencial acústico que junto de uma paleta versátil de metais, sopros, contrabaixo e percussão, o som varia entre tons mais íntimos e ritmos orquestrais pulsantes, explorando os limites de altura e entonação.
Conclave, direção de Edward Berger, é um filme de conspiração que passa no Vaticano. Ralph Fiennes, indicado ao Oscar, atua como um cardeal que vira detetive enquanto fiscaliza a escolha de um novo papa. O compositor Volker Bertelmann, ganhou o Oscar por Nada de Novo no Front, também de Berger, desenvolveu uma trilha equilibrando tensão e sensibilidade, alternando entre peças sacras e composições energéticas e eletrizantes.
Wicked, de Jon M. Chu, narra a história de origem de Elphaba, a Bruxa Má, estrelada por Cynthia Erivo, e Glinda, a Bruxa Boa, interpretada por Ariana Grande, revelando como elas viraram amigas antes de acontecer uma briga que as separou definindo seus destinos em Oz. Chu fez do musical da Broadway de Stephen Schwartz se transformar uma experiência cinematográfica, o que permitiu novas ampliações criativas na trilha sonora de John Powell e Schwartz. Incluindo a clássica Defying Gravity, que, no longa, se expande por 20 minutos e é alternada com cenas de ação no Palácio do Mágico.
Emilia Pérez, o longa dirigido por Jacques Audiard, estrelado por Zoe Saldaña, que interpreta uma advogada que auxiliar a líder de um cartel mexicano, Emilia Pérez, interpretada por Karla Sofía Gascón, na realização de uma cirurgia de mudança de gênero. A trilha sonora, criada por Clément Ducol e Camille, mostra a fusão entre drama familiar, thriller sobre narcotráfico e musical operístico. A composição emergiu de maneira experimental, projetada a partir das músicas, e se mistura com os diálogos, letras e paisagens sonoras do filme.
The Wild Robot, de Chris Sanders, é longa animado de ficção científica no qual a robô Roz, dublada por Lupita Nyong’o, se vê presa em uma ilha deserta e necessita aprender a sobreviver, se adaptando a sua nova realidade. A trilha sonora de Kris Bowers acompanha a trajetória de mudança e sobrevivência de Roz, ao passo em que ela se conecta com os animais e a ilha. A trilha ainda compartilha alguns elementos musicais com a música Kiss the Sky, interpretada e composta por Maren Morris.
A votação final ocorrerá entre os 11 e 18 de fevereiro. A transmissão do 97º Oscar vai ser exibida no domingo, 2 de março, ao vivo.