Considerado um dos maiores e mais renomados cientistas do século 20, Stephen Hawking, foi o primeiro a determinar uma teoria da cosmologia explicada pela junção da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica.
Os cientistas faziam parte de uma inteligência do avanço tecnológico. Em 1995, Hawking participou de um programa de TV, no qual fez uma previsão de como o mundo seria 30 anos depois. Então, 2025 chegou. Será que Stephen Hawking acertou?
O programa Tomorrow’s World, do canal BBC, reuniu vários cientistas famosos da época;
Um desses cientistas era o Stephen Hawking (1942-2018), que disse que, “para 2025, podemos esperar grandes mudanças”.
Previsões de Hawking
Hawking e outros cientistas previram que, até 2025, a mineração espacial já seria uma indústria lucrativa, com empresas privadas atuando na extração de metais preciosos de asteroides. Adicionalmente, o lixo espacial iria representar um risco expressivo, o que demandaria medidas como um gel de espuma que seria usado para rodear fragmentos e diminuir sua velocidade.
Mesmo que a mineração espacial ainda não seja uma realidade, grandes empresas privadas, como a SpaceX, de Elon Musk, e startups de tecnologia especial já vem explorando essa possibilidade. Em contrapartida, o problema em relação ao lixo espacial é uma realidade. A quantidade crescente de satélites e detritos no espaço correspondem a um risco para missões espaciais, porém a solução de um gel de espuma ainda não foi desenvolvida.
De acordo com Hawking, em 2025 robôs seriam utilizados em cirurgias, imitando movimentos de médicos também viabilizando operações realizadas a distância. Seriam desenvolvidas ainda luvas espaciais para fazer cirurgias em hologramas de pacientes.
Mesmo que o uso de hologramas em cirurgias ainda não seja uma ação comum, a previsão de robôs usados na medicina já é realidade. Sistemas como o Da Vinci Surgical System já fazem alguns procedimentos não muito invasivos com precisão, e tecnologias de cirurgia remota estão sendo desenvolvidas.