O Papa Francisco morreu com 88 anos na última segunda-feira, 22 de abril. O evento aconteceu em um momento que reacendeu o interesse pelas previsões de Michel de Nostredame, famoso por Nostradamus. O astrólogo, médico e vidente ficou conhecido pelas suas profecias enigmáticas, como a de um “papa negro” que vai assumir o Vaticano.
O livro “Les prophéties” foi publicado por Nostradamus em 1555. Essas profecias vêm sendo relacionadas a vários eventos históricos, como a Revolução Francesa e a queda das torres gêmeas no dia 11 de setembro nos Estados Unidos. O falecimento do Papa Francisco revelou a previsão sobre o “papa negro”, que está sido analisada de diversas maneiras.
De maneira tradicional, o termo “papa negro” se refere ao líder dos Jesuítas, uma ordem da Igreja Católica caracterizada por suas vestes escuras. Como Francisco foi o primeiro papa jesuíta, alguns consideram que a profecia já foi realizada. Outra análise aponta a eleição de um cardeal africano, se tornando um marco história da religião.
Hoje, existem 29 cardeais africanos disputando o conclave, tornando a possibilidade de um “papa negro” ainda mais debatida. A previsão fala sobre o falecimento de um “pontífice ancião” seguida pela eleição de líder de “pele escura”, o que permite várias interpretações.
Nostradamus previu o novo Papa
O falecimento do Papa Francisco, que ocorreu enquanto ele estava se recuperando de um episódio de pneumonia, revelou previsões antigas feitas por Nostradamus, o astrólogo e vidente francês. O pontífice, que foi líder da Igreja Católica por cerca de 12 anos, tinha 88 anos de idade e se tornou o quarto papa mais velho a falecer ainda no exercício do cargo.
A previsão, feita no ano de 1555 e publicada na obra Les Prophéties, está circulando nas mídias sociais em forma de alerta em relação a uma possível era de instabilidade no Vaticano. O trecho que circula na internet fala sobre o falecimento de um pontífice idoso e a ascensão do seu sucessor, de acordo com as análises, seria o último papa anterior a uma grande crise na Igreja Católica.
“Com a morte de um Pontífice muito velho
Um romano de boa idade será eleito
Dirão dele que enfraquece sua sede
Mas por muito tempo reinará com atividade mordaz”