Desde a antiguidade, as pessoas costumam consultar os videntes. Alguns videntes tentam fazer previsões para o futuro ao observar órgãos de animais e de humanos. Outros realizavam suas previsões baseadas em padrões que viam em folhas de chá e borras de café. Atualmente, eles utilizavam as cartas de tarô, bolas de cristal, dados, búzios e outras ferramentas para “ler” o futuro de um indivíduo.
Primeiramente, as previsões realizadas utilizando métodos diferentes normalmente resultam em visões diferentes. E mesmo quanto um mesmo método é utilizado, os resultados não são os mesmos.
As metologias e motivação dos videntes são duvidosos. Para os críticos, as cartas e as bolas de cristal não passam de enfeites. Eles afirmam que os videntes não leem esses objetos, porém leem a reação da pessoa. Um médium experiente fará perguntas genéricas para o cliente, se atentando as respostas e à linguagem corporal dele. Ou seja, o vidente revelará detalhes relacionados a vida da pessoa que ela mesma revelou. Logo após ganhar a confiança dos clientes, alguns médiuns conseguem bastante dinheiro com eles.
O que a Bíblia revela sobre a previsão do futuro?
A astrologia e a adivinhação muitas vezes acabam influenciam indivíduos para acreditarem que o nosso futuro já está traçado quando nascemos. Porém, a Bíblia diz que a gente tem o poder de escolher no que acreditamos e o que faremos, e revela que nossas escolhas afetam o nosso futuro. — Josué 24:15.
Quem de fato adora a Deus ou é extremamente religioso possui mais um motivo para não acreditar na astrologia e a adivinhação. Que motivo é esse? Deus condena todas as maneiras de previsões do futuro através de sobrenaturais. Temos o seguinte na Bíblia: “Não se deve encontrar em seu meio alguém que . . . use de adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos. Pois quem faz essas coisas é detestável para Jeová.” — Deuteronômio 18:10-12.