O baralho espanhol é a forma mais tradicionais de baralho usada não somente na Espanha, com também em vários de língua espanhola e portuguesa no mundo.
No começo era composto por 40 cartas, porém foi expandido para 48 cartas posteriormente, com divisão em quatro naipes, contemplando uma maior diversidade e complexidade. É usado para jogos e práticas esotéricas, como leitura das cartas.
Os naipes são: Ouros (oros), Copas, Espadas e Bastos, cada um com aspectos e simbolismos diferentes que representam elementos do dia a dia e da espiritualidade.
Como funciona a divisão dos naipes do baralho espanhol
Cada naipe é possui um As, três cartas numeradas de 2 a 7 e três figuras, como Sota (dama), Cavaleiro e Rei, contendo personalidade e significado distintos.
Confira os naipes:
- Ouros (Oros): simbolizado por moedas ou discos, os Ouros estão ligados ao elemento terra e representam questões materiais, riqueza, segurança financeira e estabilidade. Sua interpretação é indicativos de sucesso material e prosperidade;
- Copas: simbolizados por cálices ou taças, os Copas estão associados ao elemento água e representam emoções, relações interpessoais, intuição e sensibilidade emocional. As cartas desse naipe são interpretadas por questões sobre o amor, amizade e conexão emocional;
- Espadas: Simbolizados por espadas ou lâminas, os Espadas estão ligados ao elemento ar e são associados ao pensamento claro, racionalidade, dificuldades intelectuais, brigas e decisões importantes. Este naipe normalmente representa conflitos ou mudanças expressivas;
- Bastos: São representados por bastões ou cetros, os Bastos são associados ao elemento fogo, representando a energia, criatividade, paixão, ação e iniciativa. Este naipe é frequentemente interpretado como indicativo de novos empreendimentos, entusiasmo e projetos criativos.
Além de serem utilizados em jogos, o baralho espanhol é usado para práticas de adivinhação e leitura de cartas.
De acordo com sua semelhança ao tarot, cada carta do baralho espanhol tem representações e significados que podem ser interpretados para oferecer revelações sobre o passado, presente e futuro do consulente.