Um dos mais antigos registros da cronologia que existe na história é o calendário chinês. Datado de 2637 a.C., quando Huang Ti, o imperador apresentou o primeiro ciclo do zodíaco no ano 61 do seu reinado. O ciclo completo contempla os 60 anos e é composto de cinco ciclos simples de 12 anos cada.
Como surgiu o calendário e horóscopo chinês?
De acordo com a lenda, Buda, quando estava peregrinando pela China, precisou pedir auxílio dos animais para reorganizar o mundo. Assim que seu pedido foi feito, o Rato apareceu disposto a ajudar. Logo depois, vieram o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco.
Grato pela ajuda imediata, Buda prestou homenagem para os animais, determinando que eles governem cada ano, num ciclo de doze anos. Como o Coelho apareceu por último, quando os animais já haviam sido nomeados, ficou de fora.
O motivo da substituição do Gato pelo Coelho
Aconteceu que, enquanto Buda estava meditando, o Rato, o animal mais prestativo, já que foi o primeiro que apareceu, ficou incumbido de levar alimento para o Buda. Com ciúmes, o Gato acabou atacando e comendo o rato. Como punição, Buda retirou o ano do Gato, oferecendo-o para o Coelho. Por causa disso, os 12 signos do zodíaco ficaram como conhecemos hoje.
Qual a influência do animal regente?
O animal regente que representa o ano que você nasceu tem uma influência profunda em sua vida. Como diz o ditado dos chineses: “esse é o animal que se esconde em seu coração”: é o que simboliza o seu, quando provocado, emerge como forma de inteligência involuntária.
Ao longo do ciclo completo de 60 anos, cada um dos 12 animais representa seu ano em junção com os cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
Como funciona o calendário ocidental e oriental
Mesmo que o calendário ocidental, com base no movimento do Sol, tenha mais facilidade de compreensão, o calendário lunar oriental indica com mais precisão o desenvolvimento de todo o universo.