Em um projeto de restauração, que tem como propósito a limpeza de dois milênios de fuligem fezes de aves e sujeiras, foram descobertas impressionantes pinturas do zodíaco decorando o telhado e as paredes do Templo de Esna, de 2.200 anos, situado no sul do Egito.
Além das pinturas de signos, nas outras imagens também foram descobertas representações dos planetas Júpiter, Saturno e Marte, assim como as estrelas e constelações utilizadas pelos antigos egípcios para auxiliar a medir o tempo, de acordo com os relatos dos pesquisadores em uma nota.
Também foram restauradas pinturas de cobras, crocodilos e criaturas híbridas, por exemplo, uma cobra com cabeça de carneiro.
As obras restauradas pela equipe mostra divindade cultuada no Egito
Isso tudo já era conhecido pela equipe, que tem o apoio do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, porém a limpeza e a conservação fizeram com que as obras sejam observadas com mais detalhes. A restauração da equipe também revelou inscrições desconhecidas anteriormente, de acordo com Christian Leitz, um dos líderes do projeto e professor de egiptologia da Universidade de Tübingen, na Alemanha.
“O zodíaco em si é parte da astronomia babilônica e não aparece no Egito até os tempos ptolomaicos”, afirmou Leitz em entrevista ao site Live Science, dizendo que os Ptolomeus eram uma dinastia de governantes que descendem de um dos generais de Alexandre, o Grande, que governou o Egito entre os anos de 304 a.C. e 30 a.C.
De acordo com o pesquisador, os gregos poderiam ter introduzido o zodíaco no Egito, onde virou popular com o passar dos anos.
“O zodíaco era usado para decorar túmulos privados e sarcófagos e foi de grande importância em textos astrológicos, como horóscopos encontrados inscritos em fragmentos de cerâmica”, afirmou Daniel Von Recklinghausen, outro integrante do projeto e pesquisador da Universidade de Tübingen.
O Templo de Esna está situado a 60 quilômetros ao sul de Luxor (antes conhecida como Tebas), e é dedicado à divindade egípcia Khnum, deusa associada à fertilidade e à água.