Ao longo dos anos surgiram diversas teorias sobre a possibilidade de uma extinção em massa da vida na Terra. Dentre todas elas, uma das mais surpreendentes é a teoria do renomado físico e astrônomo britânico, Stephen Hawking (1942-2018), conhecido pelas suas contribuições e conhecimento no mundo da ciência.
Durante sua vida, Hawking fez previsões surpreendentes relacionadas ao futuro da humanidade e do planeta, que deixaram a comunidade cientifica e a sociedade apreensivas.
No documentário que foi lançado antes de seu falecimento, “The Search for a New Earth”, o físico revelou que a humanidade só vai sobreviver até o ano de 2600, ano em que o planeta vai se transformar em “uma gigantesca bola de fogo”.
Entenda a teoria de Hawking sobre o fim do mundo
Segundo Stephen Hawking, a apreensão relacionada a extinção está associada ao aquecimento global, às mudanças do clima e ao efeito estufa, que ele revelou serem os principais fatores que vão acabar com o futuro do nosso planeta.
O cientista enfatizou a importância de “explorar novos horizontes” e procurar estrelas em galáxias próximas até encontrar exoplanetas que consigam abrigar o nosso tipo de vida, como uma maneira de fugir do que ele intitulou de “bomba-relógio” que os próprios seres humanos criaram.
Hawking ainda ressaltou que o aquecimento global, a superpopulação e o uso excessivo de recursos naturais podem fazer com que a sociedade colapse. Ele revelou que uma possível resolução seria o projeto “Starshot Breakthrough”, que tem o propósito de explorar a galáxia Alpha Centauri, na qual diversos cientistas acreditam que existe um planeta habitável.
A NASA acabou de confirmar as apreensões de Stephen Hawking, mesmo que não tenha fornecido uma data específica, fizeram alertas para o aumento constante do consumo de recursos naturais e energéticos por parte dos seres humanos, afirmando que pode acelerar o fim do planeta. A agência espacial enfatizou a urgência de usar medidas para reduzir as mudanças climáticas e relembrou o compromisso em ter um papel ativo na proteção da Terra.